Dor no joelho! E agora?

As dores no joelho são sintomas de problemas que podem surgir em todas as idades e por diversos fatores, como a prática irregular de exercícios físicos ou sem a orientação adequada, sobrepeso, sedentarismo, entorses, distensões, desgastes articulares, traumas, entre outras.
A maioria das pessoas não costuma buscar o tratamento ao surgirem os sintomas, o que faz com que a dor aumente na maioria dos casos, podendo partir de uma fase aguda, onde o tratamento costuma ser mais rápido, podendo passar para a fase crônica, dependendo do tempo em que a lesão está instalada.
Pesquisas recentes apontam que o joelho está entre as áreas com maiores incidências de dores em praticantes de atividades físicas. Dessa maneira torna-se relativamente comum o aparecimento delas durante a pratica esportiva. Ao surgirem durante a atividade, recomenda-se que seja utilizado o PRICE, um conjunto de cuidados que visam proteger a área afetada.
A sigla vem do inglês: P (Protection), R (Rest), I (Ice), C (Compression), E (Elevation). Traduzindo para nosso idioma realizamos a PROTEÇÃO, DESCANSO, GELO, COMPRESSÃO e ELEVAÇÃO.
A proteção deve ser feita de maneira que a área afetada não sofra contatos ou movimentos excessivos, seguida pelo descanso, colocação de gelo imediatamente após a lesão, evitando a formação do edema (inchaço), após isso, realiza-se a compressão para impedir o aumento do edema, podendo ser feita com uma faixa por sobre a bolsa de gelo, tomando cuidado para não apertar muito, e por último a elevação, deixando a área afetada na altura do tronco.
Esse conjunto de procedimentos aplicados logo após a lesão evita que ela aumente e previne maiores complicações.
Lembrando que se deve sempre ter bom senso durante a realização do PRICE e que o método é apenas para evitar complicações logo após a lesão, dessa maneira deve-se sempre procurar um profissional qualificado para avaliar e tratar a lesão o quanto antes.