Novas tecnologias: o conhecimento na palma da mão

YouTube. Facebook. Instagram. Esses são alguns exemplos de ferramentas que até pouco tempo não passavam de objeto de entretenimento. Hoje, elas – e tantas outras – são meio de aprendizagem. O boom de novas tecnologias está na palma da mão e o conhecimento a um toque: basta usar isso a nosso favor.
Dentre as numerosas vantagens de aproveitar as redes sociais para estudo, pode-se citar a otimização do tempo. Estudar online é muito mais rápido, sem dúvidas. Um exemplo disso é o bom e velho dicionário, que hoje pode ser consultado em segundos no ponto de ônibus. Sem falar das revistas impressas, que convivem com suas versões online, como é o caso das respeitadas Galileu e Superinteressante.
Além disso, por apresentarem múltiplas linguagens, as mídias digitais ativam mais parte do nosso cérebro. Podemos aprender por meio de imagens, som e movimento. O Pinterest é uma boa ilustração disso. A rede social é conhecida por ter uma rede de ideias, todas representadas por imagens, que vão desde fotos até infográficos. Nela é possível aprender a cozinhar, estudar para o Enem e até mesmo decorar a casa.
Também há a questão da interatividade: enquanto aprendem as pessoas enviam feedback, pedidos, críticas e elogios aos produtores de conteúdo. A título de exemplo, o YouTube funciona dessa maneira. Quem está do outro lado da telinha se inscreve, curte, comenta, compartilha… Enfim, está de fato presente no processo, mesmo que não cara-a-cara.
É preciso ressaltar que não estamos desvalorizando o material impresso e a aula presencial. De modo algum. O que queremos dizer é que hoje as possibilidades são infinitas e que a tendência é um ensino híbrido, que mescle diversas modalidades, tudo para tornar o aprendizado mais próximo do aprendiz. Até porque, de acordo com dados da ONU, hoje mais de 40% da população está online. Ou seja, por que não desenvolver uma educação tecnológica?