Onda de frio trará geada e possibilidade de neve para o sul na próxima semana

Uma intensa onda de frio vai provocar queda acentuada de temperatura sobre o Brasil na próxima semana. Além dos estados do Sul, poderá haver formação de geada inclusive em áreas do Sudeste e Centro-Oeste. Há ainda possibilidade neve em alguns pontos do Sul do país.
Já no final desta semana, há chance de uma queda de temperatura expressiva e que pode provocar geada nas serras gaúcha e catarinense. Uma nova frente fria avança pelo Sul do Brasil e provoca chuva intensa por grande parte da Região.
Essa frente fria virá acompanhada de um ciclone extratropical, que vai ficar parado por vários dias no oceano, e um por uma intensa massa de ar polar que será a responsável por derrubar as temperaturas de forma bastante expressiva. O frio mais intenso está previsto a partir do dia 17 de maio, mas principalmente entre os dias 18 e 19.
Possibilidade de neve
A junção da umidade com o ar frio pode provocar neve nos pontos mais altos da serra do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Isso deve acontecer especialmente entre os dias 17 e 18 de maio.
Geada
Entre os dias 17 e 22 de maio, volta a possibilidade de geada por amplas regiões do Brasil. Além de áreas em que geralmente o fenômeno é registrado no Sul, há chance de gear no sul de Minas Gerais, Serra da Mantiqueira, em alguns pontos de São Paulo e parte de Mato Grosso do Sul.
Lapa
Para a cidade da Lapa, a previsão do Simepar é a de que as temperaturas mínimas fiquem entre 3 e 7 graus entre quarta (18) e sábado (21) da próxima semana. Na quarta, mímina de 4 e máxima de apenas 11ºC. Na sexta e sábado, a mínima prevista é de 3ºC, no entanto a sensação térmica deverá ser de mais frio, com tendência de valores próximos a zero ou até mesmo negativas na região.
Foto ilustrativa da matéria: Registro da geada de 30 de julho de 2021 na localidade de Campo de Telha, por Anderson Kais